Docente do IFSP Campus Birigui Retoma Diálogo para Colaboração Técnica Científica em Agroecologia/indústria
Na data de 02 e 03 de dezembro, junto ao centro formativo da Paróquia Sant’Ana na cidade de Araçatuba, transcorreu a reunião de encerramento do ano com os participantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), do subregional de Botucatu, com cerca de 30 participantes. Nesta oportunidade, o docente do IFSP Campus Birigui, Prof. Dr. Wilson Roberto Batista que realizou uma análise de conjuntura no sábado dia 02, em que abordou a configuração geopolítica internacional e nacional da luta por direitos e pela democracia pôde conhecer ativistas com forte atuação e engajamento pelo direito à terra, como o Pe Severino.
Pe. Severino, no contexto do Território de Cidada do Noroeste Paulista - TRACENOPA (quer reúne 2 mil famílias/10 mil pessoas) - que se constitui em um Território de Resistência Agrária Central do Noroeste Paulista, compôs uma comitiva com outras lideranças de assentamentos da região que foi recebida em audiência, no dia 28.11, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pelo ministro Paulo Teixeira a quem foi entregue uma pauta de reivindicações que abrange entre outros pontos, ações para funcionamento de agroindústrias da regional de Promissão, agrovilas, usina de laticínio, linhas de créditos, instalação de energia solar/placas fotovoltaicas, também solicitaram especial atenção com relação a proibição de pulverização aéreas para preservação da produção orgânica e agroecológica e outras demandas.
Diante da conjuntura mundial em que o debate público ambiental e da sustentabilidade no planeta, políticas na direção de desenvolvimento científico e tecnológico que possa pensar soluções viáveis do ponto de vida de uma organização social popular onde tal desenvolvimento se liga a educação e faz convergir a missão do Instituto Federal que alcança seus 15 anos de avanços nas três áreas : educação, ciência e tecnologia.
A tempo: As CEBs pautam sua mística na “sabedoria de fé que está na vida do povo” e se movimenta “junto com todos/as que acreditam que outro mundo é possível, fazendo da nossa fé uma razão fundamental para não nos desligarmos da vida, da luta pela justiça, da solidariedade, enfim, da busca por uma terra sem males”.
Redes Sociais