Página inicial > Informativos > Alunos do curso de Engenharia da Computação criam projetos que valorizam as culturas negras e indígenas brasileiras

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 09h53 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 09h53 | Acessos: 355

Ao longo do semestre, os alunos do 2º semestre do curso Bacharel em Engenharia da Computação, por meio da disciplina Tecnologia e Sociedade – ministrada pela profa. Elisandra Pereira, receberam conhecimentos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana, assim como branquitude e negritude.

Para além dos conhecimentos sobre a população negra, os alunos também receberam uma fala com a indígena doutoranda em Geografia e membro da Comissão ETNO, Beatriz Vera – etnia Guarani-Nhandewa. Em sua fala, Beatriz apresentou como os avanços tecnológicos somados ao conhecimento ancestral indígena têm colaborado para manutenção da floresta. Explicou e sobre a necessidade de que os diferentes povos indígenas possam ter espaços para falar com os estudantes não indígenas sobre a responsabilidade de todos em contribuir para a proteção da mãe terra. Como resultado dos conhecimentos apresentados, os alunos criaram diferentes projetos que colaboram para o desenvolvimento de reflexões e posturas antirracistas, seja contra a população negra, como também, indígena. As ideias variaram entre aplicativos que ajudam o monitoramento ambiental, disseminação da cultura indígena, equipamento para irrigação em pequenas lavouras indígenas e projetos de esculturas, vídeos e jogos que estimulam conhecimento sobre a história da população negra.

Em visita ao Laboratório de Ações Étnico-Raciais do IFSP campus Birigui os alunos se mostraram motivados a seguir com seus projetos antirracistas.

A experiência com esses alunos demostrou a importância da educação, em destaque, a educação profissional no combate ao racismo e o quanto é fundamental acessar o conhecimento ancestral indígena e histórico sobre a população negra brasileira.