IFSP Campus Birigui presente na 24ª Jornada Pedagógica de Praia Grande/SP
Em 15 de fevereiro a professora Elisandra Pereira, esteve presente na 24ª Jornada Pedagógica, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Praia Grande, litoral de São Paulo. Com a palestra sob o título A influência da construção social racista no trabalho docente: refletir para desconstruir, Elisandra compartilhou, com os 500 educadores presentes, conhecimentos essenciais e sua experiência na prática pedagógica antirracista.
De acordo com a professora, o tema racismo deve estar presente em diversos eventos, mas é fundamental que seja um dos assuntos abordados por todos da Educação. Afinal, o Brasil ainda não se resolveu com o período da escravidão, pois, por muito tempo, o racismo foi um assunto proibido, o que tornou muitos professores receosos, outros, relutantes, em abordar a temática, por essa razão, se entende a importância de participar dos eventos da educação com esse propósito.
Segundo Elisandra, é necessário trocar a frase que diz “racismo, quanto mais se fala, mais acontece” por “racismo, quanto mais se fala sobre racismo, mais se aprende e menos acontece”.
A professora também ressaltou a grande honra de estar na Jornada Pedagógica de Praia Grande e contribuir para a construção de uma educação antirracista e ainda poder levar um pouco do IFSP campus Birigui e do trabalho da Comissão ETNO.
Redes Sociais