Página inicial > Informativos > Aluno é pré-selecionado em programa de bolsa de estudos

Aluno é pré-selecionado em programa de bolsa de estudos

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2016, 17h16 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2016, 19h40 | Acessos: 1459

O aluno do 3º período do curso de Sistemas para Internet Rogério de Andrade Pires está entre os pré-selecionados no Programa de Bolsa de Estudos Canadá/Brasil para Estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O CICanScholarships for Brazilian IF Students é um programa internacional desenvolvido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan), em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o objetivo de selecionar 10 (dez) estudantes brasileiros da rede pública federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico para estudarem, por 16 meses, no Canadá, em instituições conveniadas (faculdades ou institutos). O programa será integralmente financiado pelo CICan e proporcionará aos estudantes brasileiros a oportunidade de aperfeiçoamento de sua proficiência em língua estrangeira, além de ofertar complementação de sua formação acadêmica.

O IFSP pode indicar 2 candidaturas. Inscreveram-se 19 candidatos de todos os campi do Estado. 9 deles foram considerados inelegíveis e 10 elegíveis. Desses 10, o aluno do IFSP – Câmpus Birigui ficou entre os 2 primeiros e está, portanto, pré-selecionado.

Ainda que não seja uma classificação definitiva, Rogério afirmou que já se sente muito feliz e, ao mesmo tempo, assustado, já que nunca nem viajou para o exterior. O Canadá lhe desperta muito interesse, pois é um país que tem investido muito em educação e tecnologia. “Quando surgiu essa oportunidade, não pensei duas vezes: cuidei de toda a documentação e deu certo. Hoje estou pré-selecionado!” Afirmou.

De acordo com a representante da ARINTER – Assessoria de Relações Internacionais do Câmpus Birigui, Profa. Ma. Érica Alves Rossi, esses editais podem aparecer ao longo de todo ano, motivo pelo qual é importante que os alunos mantenham válidos os certificados de proficiência (Toefl iBT, Toefl ITP, ou Ielts), que, normalmente, têm validade por 2 anos. E reforçou: “Nem sempre há tempo hábil para conseguir a certificação de proficiência quando são publicados os editais. Quem tem interesse em concorrer, deve manter o exame de proficiência em dia, além de participar dos programas de Iniciação Científica e Monitoria oferecidos pelo câmpus, já que essas atividades costumam pontuar”.

Para o diretor do Câmpus – Birigui, Prof. Me. Edmar César Gomes da Silva, a pré-seleção do aluno Rogério de Andrade Pires já é motivo de muito orgulho. E acrescentou: “Estamos todos torcendo desde já pela seleção final do Rogério, mas, mesmo que não seja ele o escolhido, desde já o cumprimentamos pelo grande feito. Já é motivo para comemoração”.

Bolsa de Estudo

Os contemplados com a bolsa de estudo do programa receberão os seguintes benefícios: passagem aérea de ida e volta, Brasil-Canadá-Brasil; subsídios para cobrir o material de estudo; auxílio financeiro para a instalação do estudante no país; seguro médico internacional; bolsa de manutenção pessoal durante o período de permanência no Canadá; taxas escolares; despesas com testes de idiomas.

O resultado final da seleção do programa com a relação dos 10 alunos das instituições da rede federal brasileira que irão ao Canadá tem data prevista de divulgação em 30 de junho.