Página inicial > Informativos > Ifsp – câmpus birigui e projeto sobre empreendedorismo

Ifsp – câmpus birigui e projeto sobre empreendedorismo

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2016, 19h52 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2016, 19h56 | Acessos: 1622

IFSP – CÂMPUS BIRIGUI E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS LANÇAM PROJETO SOBRE EMPREENDEDORISMO

Na noite do dia 21 de junho, no Auditório do IFSP – Câmpus Birigui, houve o lançamento do Projeto de Extensão “Caminhos do Empreendedorismo”, uma parceria entre o Instituto Federal, o SEBRAE e o CIESP – Núcleo de Jovens Empreendedores, com o apoio da Prefeitura de Birigui e da Sedecti - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Sob a coordenação geral da Profa. Dra. Andréia de Alcântara Cerizza, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de ações inovadoras, pelos alunos do ensino médio, profissional e tecnológico para potencializar a abertura de novos negócios. Além disso, intenciona disseminar a cultura do empreendedorismo, apoiar e desenvolver projetos inovadores e verificar sua viabilidade, e fortalecer a interação entre as instituições parceiras.

Para o diretor do Câmpus – Birigui, Prof. Me. Edmar César Gomes da Silva, projetos de extensão como esse são muito importantes para o Instituto Federal, pois o caminho para o desenvolvimento pessoal e social é empreender, criar projetos e negócios. “É um programa importante para todos os parceiros envolvidos, um embrião que pode vir a se tornar um ‘hotel de projetos’, ideia que vai ao encontro de alguns dos objetivos do Instituto Federal: gerar patentes, fomentar novas tecnologias e o empreendimento”, comentou.

De acordo com a Profa. Andréia, a ideia é aguçar o empreendedorismo do alunado. O mercado deve enxergar a importância das universidades na criação de novas empresas. “Essa parceria soma as forças de todas as instituições envolvidas, as quais têm à frente pessoas empreendedoras”, afirmou.

A Secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Birigui, Silvia Aparecida Mestriner, acredita que o resultado desse projeto pode refletir, positivamente, em toda a comunidade. Para ela, “o indivíduo deve ser empreendedor desde criança, já na própria casa. Empreender não significa apenas ter um negócio”. E acrescentou: “O IFSP tem a vocação de olhar para o desenvolvimento local”.

Aline Reis, Analista de negócios sênior do SEBRAE - Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas, contou que o SEBRAE tem como missão fomentar o empreendedorismo e acredita que o projeto pode desenvolver habilidades para que a pessoa tenha um negócio de sucesso. “Do total de empresas do Brasil, 99% são micro e pequenas empresas, daí mais uma importância do projeto”.

Segundo Renato de Bianchi, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação de Birigui, o “Caminhos do Empreendedorismo” possibilitará direcionar uma série de outros empreendimentos, pois os alunos irão desenvolver um produto e analisar qual a aceitação para o investidor, podendo chegar à viabilização. “É preciso vestir a camisa do empreendedorismo e colocar as ideias em prática”, finalizou.

O aluno Leonardo Stábile do 5º período do curso de Tecnologia de Sistemas para Internet do IFSP, que estava presente no lançamento, achou o projeto muito promissor e afirmou: “Estava pensando em algo para me dedicar quando terminar a faculdade e acredito que esse seja o caminho que estava procurando”.

Poderão participar do Projeto de Extensão “Caminhos do Empreendedorismo”, inicialmente, alunos e professores do IFSP – Câmpus Birigui.

20160621_201113.jpg 20160621_202607.jpg 20160621_203442.jpg 20160621_203454.jpg 20160621_203935.jpg 20160621_204040.jpg Foto-para-a-capa.jpg