Pibid/IFSP realiza a III Semana de Nanotecnologia
PIBIDNano - Física/IFSP realiza a III Semana da Nanotecnologia
Entre os dias 20 e 23 de junho de 2016, foi realizada a III Semana de Nanociência e Nanotecnologia na Escola Estadual Profa Regina Valarini Vieira. O evento, que contou com a participação de cerca de 300 alunos, faz parte do projeto PIBIDNano/IFSP, o qual é vinculado à Licenciatura em Física do IFSP – Câmpus Birigui.
Em sua terceira edição, o evento objetivou aproximar os estudantes a temas relacionados à ciência contemporânea que, usualmente, não são abordados no currículo e na trajetória escolar dos alunos da educação básica. Foram realizadas aulas diferenciadas – baseadas em metodologias ativas de aprendizagem – e experimentos, que abordaram temas diversos, com conceitos relacionados à nanociência, nanotecnologia e tópicos de astronomia e astrofísica, todos aplicados ao contexto em que vivem os alunos.
A programação da III Semana de Nanociência e Nanotecnologia foi finalizada com uma grande Feira de Ciências, organizada por docentes e licenciandos do curso de Licenciatura em Física do IFSP – Câmpus Birigui e por professores da Escola Estadual Profa Regina Valarini Vieira. Houve a participação e o envolvimento de todo o público escolar, que pôde entrar em contato com microscópios, telescópios, demonstrações de experimentos didáticos de física, exposição sobre o nanomundo e representações de nanoestruturas, exposição de modelos astronômicos, impressora 3D e equipamentos de Realidade Virtual com imersão.
As ações visaram a aprimorar estratégias de ensino e aprendizagem voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao letramento científico, principalmente dos alunos do ensino médio.
As atividades foram elaboradas, no decorrer do ano letivo, pela equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, que, há três anos, atua na escola. A equipe responsável pelo projeto é composta pelo coordenador do PIBID, Prof. Me. Allan Victor Ribeiro, e pela professora supervisora do PIBID na Escola de educação básica, Profa Selma Aparecida Romano Costa.
Segundo o Prof. Me. Allan Victor Ribeiro, essas ações, além de contribuírem para a difusão da ciência, possuem caráter formativo dos futuros educadores, pois objetivam elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. O Prof. Allan destacou ainda que, devido ao caráter interdisciplinar de conteúdos relacionados à Nanociência e Nanotecnologia, é necessário que o licenciando entre em contato com novas metodologias de ensino que envolvam as diversas áreas do saber, aprimorando a concepção sobre a importância de abordagens significativas, interdisciplinares e contextualizadas da ciência contemporânea. E explicou: “É fundamental, na formação dos futuros professores de Física e áreas afins, que os licenciandos desenvolvam e façam uso de estratégias de ensino, dentro de um referencial interdisciplinar, que visem a articular saberes das Ciências Naturais e outras áreas do conhecimento, no sentido de aproximar o aluno do ensino médio à ciência contemporânea, tornando-o, assim, consciente e crítico da dimensão social imposta pelas novas tecnologias. E finalizou: “Tendo em vista a grande motivação e envolvimento dos alunos e professores no decorrer das atividades, posso concluir que o evento foi um sucesso”.
A proposta do PIBIDNano
Com uma proposta inovadora, o curso de Licenciatura em Física do IFSP - Câmpus Birigui foi contemplado com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid/CAPES (EDITAL Nº 061/2013), tendo iniciado suas atividades em março de 2014.
O projeto objetiva fortalecer a formação inicial de educadores na área de Ciências da Natureza e pauta-se em desenvolver ações articuladas na busca de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada da Física contemporânea, introduzindo temas relacionados à Nanociência e Nanotecnologia no ensino médio.
Denominado PIBIDNano, o projeto foi idealizado pelo Prof. Me. Allan Victor Ribeiro, coordenador do curso de licenciatura em Física do IFSP – Câmpus Birigui, pesquisador na área de nanomateriais e membro da rede Ibero-americana "José Roberto Leite" de divulgação e formação em nanotecnologia - NANODyF.
A iniciativa traduz-se em ações concretas para criar e estabelecer espaços de formação de educadores, visto que a região de Birigui apresenta um grande déficit de profissionais ligados à docência na área de ciências da natureza.
O Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
O Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa do governo federal, por meio da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
O objetivo é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Vídeos e fotos sobre a III Semana de Nanotecnologia podem ser acessados pelo link https://www.facebook.com/pibidnano/
Redes Sociais