Página inicial > Informativos > IFSP – Birigui cria grupo de pesquisa em ciências humanas

IFSP – Birigui cria grupo de pesquisa em ciências humanas

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2016, 15h29 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2016, 10h30 | Acessos: 2259

A partir de agora, o IFSP - Câmpus Birigui passa a contar com mais um Grupo de Pesquisas e Estudos, denominado “Ciências Humanas, Sociedade e Cultura”, o qual foi cadastrado no DGP – Diretório Geral de Pesquisas do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Grupo é composto pelo Prof. Dr. Rubens Arantes Correa, Prof. Me. Renato Kendy Hidaka, Prof. Dr. Nelson Rodrigo Pedon, Prof. Me. Antônio Luceni dos Santos, Profa. Ma. Lidiane Aparecida Longo e Garcia Gonçalves, pelo Técnico em Assuntos Educacionais Renato Felix Lanza, pelo Assistente de Alunos Lucas Rinaldini e pelo aluno Mateus Nogara Stábile. Tem por objetivo central contribuir, por meio de pesquisas de natureza científica, para o conhecimento dos processos de formação histórica da região Noroeste do Estado de São Paulo, tendo como recorte principal três eixos: a história e a cultura indígena, os processos de modernização conservadora e os processos de deslocamento populacional, todos levando em conta aspectos da história regional.

Nesse sentido, o Grupo de Pesquisa e Estudos “Ciências Humanas, Sociedade e Cultura” tem como meta contribuir para o enriquecimento cultural regional por meio de projetos de pesquisas que contemplem a trajetória de populações colocadas à margem de um processo histórico linear e autoritário, encobridor e apagador da memória dos grupos sociais vencidos.

Para atingir seu objetivo, o Grupo de Pesquisa e Estudos “Ciências Humanas, Sociedade e Cultura” estabelece como modus operandi a interdisciplinaridade acadêmica e institucional, procurando abranger, para a realização e efetivação de suas pesquisas, instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas; pesquisadores e escritores regionais; equipamentos culturais como casas de cultura, bibliotecas, museus históricos e pedagógicos estabelecidos na região.

Para o Prof. Dr. Rubens Arantes Correa, pesquisador e líder do novo grupo “Ciências Humanas, Sociedade e Cultura”, “o cadastro no CNPq, além de incentivar os estudos na área de Ciências Humanas e Sociais no Câmpus Birigui, visa também a atender à demanda da instituição de inserir-se no âmbito regional, uma vez que o grupo se dedicará ao estudo do espaço, cultura e história locais”.

Para o diretor do IFSP – Câmpus Birigui, Prof. Me. Edmar César Gomes da Silva, essa iniciativa é muito importante para fortalecer um dos três pilares em que se sustenta o IFSP: educação, pesquisa e extensão. “Parabenizo a todos os integrantes do grupo, pois tenho certeza de que desenvolverão ações de pesquisa para o crescimento de todos e, principalmente, pelo desenvolvimento local”, afirmou o diretor.

Foto-de-Capa.jpg 20160706_112138.jpg 20160706_112215.jpg 20160706_112224.jpg 20160706_115955.jpg