Coletânea sobre educação, ética e decolonialidade conta com a participação de docente do campus Birigui
É com grande satisfação que anunciamos a participação do professor Dr. Genivaldo de Souza Santos na construção do livro "Educação, Ética e Decolonialidade: Contribuições para a Formação de Professores e a Prática Docente", contribuindo com capítulo 7: "Aprendendo com os povos indígenas a decolonizar o
imaginário: educação intercultural e decolonial na formação de professores/as", redigido em parceira com a Prof. Dr. Reinaldo Fleuri Filho, pesquisador da UFSC (Rede Mover). Sua participação é resultado das pesquisas realizadas no GEPEES – Grupo de Pesquisa Educação, Ética e Sociedade da UNESP-Marília, no qual atua como vice líder desde sua fundação (2008) junto ao Organizador da coletânea, Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho, líder do grupo.
O tema da ética tem proporcionado debates importantes na educação, especialmente diante dos desafios enfrentados pelos professores em sala de aula. A perspectiva epistemológica, por si só, não atende às necessidades da prática docente, que exige mais do que a mera transmissão de conhecimentos. Esta coletânea é apoiada pelo CNPq e propõe uma ampliação da compreensão do ato educativo, considerando nossa formação histórico-cultural e um compromisso decolonial, conforme defendido por Paulo Freire.
Dr. Genivaldo explora a importância da interculturalidade na formação de professores, destacando a necessidade de uma prática pedagógica que respeite e celebre a diversidade cultural. Ele argumenta que a formação deve ir além dos paradigmas colonizadores, promovendo uma educação transformadora.
A obra é uma contribuição teve o apoio da CAPES, com o selo da Editora Acadêmica, valiosa para educadores e estudantes, integrando ética e decolonialidade no contexto educativo.
Acesse o e-book gratuitamente: <https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/view/441/4247/8805>
(É necessário realizar um cadastro no sistema da Unesp para o acesso.)
Redes Sociais