Página inicial > Informativos > DOCENTES DO CAMPUS BIRIGUI PARTICIPAM DO IV CONPES NA POLI/USP

DOCENTES DO CAMPUS BIRIGUI PARTICIPAM DO IV CONPES NA POLI/USP

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 18h22 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 18h22 | Acessos: 180

Entre os dias 28 e 30 de agosto, realizou-se o IV Congresso de Pesquisadores/as em Economia Solidária (CONPES), promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as em Economia Solidária (ABPES). O evento ocorreu na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

Os docentes, a Profª Drª Helen de Freitas Santos e o Prof. Dr. Wilson Roberto Batista, pelo Campus Birigui do IFSP, participaram de várias atividades previstas na programação, em anexo abaixo. Os docentes, associados a ABPES e membros da Rede IF EcoSol, também apresentaram comunicações no GT A Economia Solidária e a Educação Profissional Tecnológica, coordenados pelos docentes Tatiana L. Abreu (IFPB), Diogo F. de A. Rêgo (IFAL) e Gustavo B. Guergoletto (IFPR) que assim como os servidores do Campus, também compõem a Rede IF EcoSol.

Na oportunidade a Rede IF EcoSol realizou sua primeira reunião presencial e híbrida. Criada em 2022, a Rede IF de Economia Solidária tem se constituído na principal iniciativa da Rede dos Institutos Federais (IFs), ligados à economia solidária e uma das mais capilarizadas no Brasil, com membros das cinco regiões do país, com predominância de servidores/as dos IFs da região nordeste.

O Campus Birigui participou com três docentes da primeira reunião presencial da Rede IF EcoSol. O Prof. Dr. Wilson R. Batista foi o responsável pela dinâmica de acolhimento e, a Profª Drª  Helen de F. Santos atuou na facilitação das discussões na tarde de 28.08, e ainda, a Profª Drª Andreia de Alcântara Cerizza, participou remotamente da referida reunião. A Rede IF EcoSol é a grande protagonista do Programa Manuel Querino (PMQ). O PMQ é uma extensão de formação em economia solidária em inúmeros IFs do nordeste e sudeste do Brasil, inclusive em nosso Campus.

Em 29.08, os docentes (Helen/Wilson), puderam participar da primeira conversa em articulação entre a Rede IF EcoSol e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) que tem na incubação universitária seu objeto.  Igualmente, participaram da eleição da nova diretoria da ABPES, gestão 2024-2027, que elegeu o Prof. Dr. André Ricardo de Souza da UFSCar, seu presidente.

No dia 30.08, os docentes (Helen/Wilson) fizeram uma visita técnica à Cooperativa de Trabalho e Coleta (Cooperpac), na zona sul da capital, sendo recebidos pela diretoria nas pessoas de Helena da Silva, Fernando Pereira e pela jovem Isabella R. da Silva, do setor administrativo. O processo de constituição da Cooperativa, sua estrutura administrativa e parcerias, a captação de recursos públicos, entre outros aspectos, foram apresentados aos membros da Rede IF. A melhor das impressões foi a marca do trabalho dos catadores/as, assim registradas pelos docentes que se colocaram dispostos a acompanhar a Cooperpac, que é uma forte expressão da organização cooperada/solidária no país.

O Congresso se encerrou na tarde de sexta e o resultado desta participação docente no evento insere em definitivo nosso Campus na produção plural em economia solidáriaampliando o alcance de projetos e acordos de cooperação futuros na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão tecnológica.

No IV CONPES, registrou-se a formulação teórica/conceitual do Observatório de Tecnologias Sociais/Digitais: Qualidade de Vida e Direitos Humanos do Campus Bieigui, nomeado “Observatório Argentina Maria” – o trabalho completo comporá os Anais congressuais -, em homenagem à Argentina Maria, uma lutadora pelo direito à terra (reforma agrária), que entregou sua vida na conquista dos Assentamentos Reunidas e Dandara, a segunda maior área federal de assentamento de agricultura familiar no estado e segunda no país, no município de Promissão.

Por fim, a Profª Helen Santos distribuiu algumas amostras de compostagem orgânica do projeto CoMMSenso aos presentes à comunicação, após o encerramento do primeiro dia (o GT A Economia Solidária e a Educação Profissional Tecnológica que teve dois dias em razão do grande número de trabalhos aprovados). O Congresso pode ser acessado na plataforma de vídeos do YouTube, digitando: IV CONPES 2024.