Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Birigui realizou seu 2º Concurso Anual de Pontes de Macarrão

Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2026, 15h29 | Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2026, 15h34 | Acessos: 16

No último dia 18 de Junho, o IFSP Campus Birigui realizou o segundo concurso de construção de pontes de macarrão, evento realizado sob a organização do professor doutor Vicente Gerlin Neto e que fez parte da avaliação e conclusão da disciplina de Resistência dos Materiais dos cursos superiores de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Bacharelado em Engenharia da Computação.

Este ano o evento ficou maior e contou com a participação de 40 discentes dos dois cursos envolvidos, divididos em 08 equipes. O concurso consiste em uma disputa acadêmica de projeto e construção de uma ponte utilizando como materiais apenas macarrão e cola, trazendo para os discentes oportunidade de aprender o projeto de uma estrutura, trabalhando em equipe, resolvendo conflitos e conseguindo chegar à construção de uma ponte.

A ponte não poderia ter massa total superior a 1,50 kg e deveria suportar um mínimo de 5 kgf de carga concentrada em seu ponto central. Os estudantes projetaram e construíram a ponte, que depois foi submetida a um teste de carga, sendo que a classificação foi feita pela ordem da maior para a menor carga suportada. 

O evento contou com participação da comunidade do IFSP Campus Birigui e a equipe vitoriosa, conseguiu com que sua ponte suportasse 68 kgf de carga, batendo o recorde do ano anterior de 20 kg e conseguindo uma relação carga suportada/massa da ponte de 43; ou seja, a ponte suportou uma carga 43 vezes maior que seu próprio peso. A equipe vencedora contou com os discentes do curso de Engenharia da Computação João Guilherme Santos Oliveira, Mariana Sales de Oliveira Lazarini, Pedro Henrique da Silva Batista, Stephany Gabriela Correa Máximo e Yago Miller Silva de Andrade.


O evento contou também com a participação dos professores doutores Graciliano Antonio Damazo (coordenador do curso de Mecatrônica Industrial) e Murilo Varges da Silva (coordenador da Engenharia da Computação) como membros da banca avaliadora dos alunos, e também com o apoio dos técnicos de laboratório da indústria Anderson Bernardes Cherci, Bruno Verza Amarante e Edilson Cesar da Cruz Junior para preparação do evento. Também teve a colaboração do assistente de  Paulo Glaucio Scalambra Montanher que colaborou cedendo as anilhas de peso conhecido para o teste de cargas.

Um evento bem sucedido e que entra como atividade anual, gerando engajamento estudantil com aplicações práticas de projeto de estruturas e trabalho em equipe, e já entra em preparação para sua versão de 2027.

registrado em:
Fim do conteúdo da página