Página inicial > Informativos > Docente do IFSP Campus Birigui apresenta pesquisa em evento internacional

Docente do IFSP Campus Birigui apresenta pesquisa em evento internacional

Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2016, 18h40 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 20h05 | Acessos: 1589

Docente da Licenciatura em Física do IFSP campus Birigui apresenta pesquisa em evento internacional

O Prof. Me. Allan Victor Ribeiro atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP campus Birigui participou entre os dias 01 e 05/08/2016 do V Simposio Internacional de Divulgación y Formación en Nanotecnología (NANODYF2016) e II Simposio Peruano en Nanociencia y Nanotecnología (NANOPERU2016) realizados em Lima/Peru.

Nestes eventos foram apresentadas a comunidade ibero-americana resultados de pesquisa e ações inovadoras referentes as atividades voltadas a Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia (N&N) realizadas no IFSP campus de Birigui e também de resultados referentes a parceria entre o IFSP e UNESP em ações voltadas ao ensino de N&N na educação básica. O V Simposio Internacional de Divulgación y Formación en Nanotecnología (NANODYF2016) congregou pesquisadores de excelência de diversos países Ibero-americanos, engajados na difusão e formação da nanociência e nanotecnologia em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Nesta conferencia foram apresentados os trabalhos intitulados " JUEGO CAZA-NANO Y DESARROLLO ACERCA DE NANO CONCEPTOS: ACTIVIDAD LÚDICA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA" e "PARTICIPACIÓN DE ESTUDIANTES DE LA ESCUELA SECUNDARIA EN LA INVESTIGACIÓN Y DIFUSIÓN DE LA NANOTECNOLOGÍA " que descreve resultados de pesquisa em ensino de Física na área de nanociência e nanotecnologia desenvolvida em parceria com alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP campus Birigui os docentes Prof. Dr. Moacir Pereira de Souza-Filho da Unesp/Presidente Prudente e Prof. Dr. Alexys Bruno-Alfonso da Unesp/Bauru.

Com uma proposta inovadora este evento faz parte da Rede "José Roberto Leite" de divulgação e formação em nanotecnologia chamada NANODyF com sede na Espanha e ocorre anualmente em diferentes países da Ibero-América com o objetivo concreto de fomentar a troca de experiências, entre os países membros, de práticas bem sucedidas voltadas a "nanoeducação" dando visibilidade aos cases de sucesso e suas respectivas instituições de ensino. O docente é membro e colaborador da NANODyF desde 2012 e atualmente é responsável em conjunto com o Dr. Jordi Díaz da Universidad de Barcelona pelo grupo de trabalho "Formación en Nanotecnología en Educación Secundária".

Segundo o prof. Ribeiro "a participação neste evento permitiu dar maior visibilidade as nossas ações junto a comunidade internacional, em especial as ações desenvolvidas no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia do IFSP/Birigui". O docente ainda destaca que "devido a grande importância deste evento no cenário internacional a participação neste evento corrobora para a projeção do IFSP na comunidade internacional, além de fomentar e incentivar, por meio da divulgação, a colaboração entre pesquisadores do IFSP e outras instituições de pesquisa".

IFSP campus Birigui pioneiro na formação interdisciplinar de educadores em Nanociência e Nanotecnologia.

Com uma proposta inovadora e arrojada o campus de Birigui foi contemplado entre 20 melhores projetos apresentados em âmbito nacional ao edital da Capes LIFE n°067/2013. Com recursos da ordem de R$ 400.000,00 captados junto a Capes,  a proposta estabelece a criação de um Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia denominado LIFENano/IFSP. Atualmente o complexo de laboratórios em que está inserido o LIFENano/IFSP soma recursos de mais de um milhão de reais em equipamentos e infraestrutura.

Internacionalização do Projeto LIFENano/IFSP e a parceria com a Red NanoDyF

Apresentado a comunidade internacional pelo Prof. Allan Victor Ribeiro, por meio de, uma palestra realizada no mês de Março/2015 no Colégio Oficial de Físicos da Espanha (COFIS) sediado em Madrid, o projeto, devido ao seu caráter inovador foi convidado a integrar a Red NanoDyF (www.nanodyf.org). A Red NanoDyF é coordenada pelo Dr. Joaquín D. Tutor-Sánchez e conta com 6 grupos de trabalho colaborativos e 31 grupos membros de 19 países, Espanha, America Latina e EUA, que desenvolvem propostas de divulgação e formação dentro da temática da nanociência e nanotecnologia. Neste contexto a coordenação do projeto LIFENano em parceria com o professor Jordi Díaz coordenador da Red Española CiudaNANO da Universidad de Barcelona, estarão a frente do grupo de trabalho responsável em fomentar ações relativas a "Formação em Nanotecnologia voltada à Educação Secundária". As ações colaborativas com a Red NanoDyF pautam-se na temática descrita abaixo:

Formación en Nanotecnología en Educación Secundaria

• Intercambio de experiencias sobre formación en Nanociencia y Nanotecnología a alumnos de Nivel Secundario, a través de las asignaturas de sus planes de estudio
  • Proponer estrategias sobre formación en Nanociencia y Nanotecnología para alumnos de Nivel Secundario, a través de las asignaturas de sus planes de estudio
  • Extender y aplicar la Guía Didáctica de Enseñanza de la Nanotecnología en Educación Secundaria, elaborada e impresa por la Red NANODYF, para conocer su efectividad y poder hacerse las correcciones y modificaciones a dicha Guía.
  • Elaborar nuevos recursos didácticos para la introducción de contenidos sobre Nanociencia y Nanotecnología a través de los planes de estudios de enseñanza secundaria.

Sites de interesse: