Página inicial > Informativos > IFSP Câmpus Birigui realizou Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

IFSP Câmpus Birigui realizou Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 10h35 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2016, 10h46 | Acessos: 1656
imagem sem descrição.

Nos dias 19 e 20 de outubro, foi realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT IFSP Câmpus Birigui 2016, com o tema Ciência Alimentando o Brasil. O evento faz parte das ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicação - MCTI, que promove a Semana desde 2004. A partir de uma programação rica, com diversas atividades, desenvolvidas pelos servidores e alunos, a SNCT foi um sucesso de público.
No dia 19, a abertura oficial ocorreu às 19h, realizada pelo Prefeito Municipal de Birigui, Dr. Pedro Bernabé, e com as boas-vindas do Diretor Geral do IFSP Câmpus Birigui, Prof. Edmar César Gomes da Silva. Na parte musical, os músicos do Projeto Guri abrilhantaram a noite.
Estiveram presentes servidores, alunos, pais, comunidade, bem como o Secretário de Administração do Município, Sr. Edson Narciso Lopes; o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Renato de Bianchi; e os senhores Luiz Matiazzo e Nelson Tegon, da Metalpama.
Foram lançados o livro "E quando os ângulos não fecham em 180º", da Profa. Drª Zionice de Martos Rodrigues; e o jogo educativo "No reino dos Titãs: viagem pelo sistema solar", desenvolvido pelo professor Me. Deidimar Alves Brissi e o aluno Dante Ghirardello.
Diversas visitações foram realizadas no Câmpus, por alunos oriundos de escolas da cidade de Birigui, Cafelândia e Araçatuba. Familiares de servidores e alunos também prestigiaram o evento.
Contando com o empenho de servidores e alunos, os visitantes puderam conhecer os laboratórios das áreas técnicas e tecnológicas, tais como Laboratórios de Eletrônica e Instrumentação, Pneumática e Hidráulica, Eletricidade e Acionamentos Elétricos e Processos de Fabricação; e formação de professores, tais como Laboratório de Nanotecnologia, de Física, e Laboratório de Educação Matemática, da Licenciatura em Matemática.
Os visitantes participaram de diversas atividades preparadas pelos professores e alunos do Ensino Médio, integrado ao ensino técnico, dos cursos de Administração e Informática. Foram desenvolvidos o Cantinho da Ciência, com a Coordenadora do Núcleo Comum Drª. Andréia Cecílio, a professora Me. Ana Claúdia dos Santos e o Prof. Me. Deidimar Alves Brissi; a Mostra de diversos países de língua espanhola, com a professora Joyce Helena; o Halloween, com a professora Érica Alves Rossi; mesa-redonda Desafios da Alimentação no século XXI, com os professores Dr. Genivaldo de Souza Santos, Me. Renato Kendy Hidaka, Ma. Tânia Regina Bonfim e Dr. Nelson Rodrigo Pedon e os alunos Gabriela Sebba Abdo, Kelly Ferreira, Mateus Nogara Stábile e Vinícius Pelegrineli. Foi realizado também uma ação elaborada pelo Prof. Dr. Genivaldo de Souza Santos, intitulada Ativismo ambiental com plantio de árvores, e diversas manifestações artísticas, tais como a Mostra Autorretrato, Música, Poesia e Teatro.
Nos cursos técnicos, tecnológicos e as Licenciaturas, do período noturno, foram realizadas duas palestras para os cursos de Mecatrônica e Sistemas para Internet, Big Data, com o aluno Bruno Wake Moraes Goncalves e o professor Me. Francisco Sérgio Santos ; e Internet das Coisas, com o aluno Matheus Henrique dos Santos Custódio, e também com o professor Me. Francisco Sérgio Santos. Também foi desenvolvida uma Mostra sobre Automação Residencial e Robótica controlada por Smartphone, organizado pelo professor e Coordenador de Extensão Me. Cássio Onodera.
Na área de indústria, os eventos ocorreram nos dias 19, 20 e 21, com palestras sobre Energias Renováveis e Redes Industriais, e minicurso de solda. Para as licenciaturas, foram ofertados dois minicursos, Introdução ao Geogebra, pelos professores Me. Gustavo Jorge Pereira e Ma. Rachel Mariotto; e Introdução ao Lyx , ministrado pela profesora Ma. Manuella Aparecida Félix de Lima. Na Licenciatura em Física, a palestra Tecnologias Emergentes, foi proferida pelo Coordenador professor Me Allan Victor Ribeiro.
As atividades de extensão do Câmpus também foram valorizadas, com a exposição de trabalhos artesanais, realizados pelas alunas do Curso Patch Aplique, ministrado pela professora Rosi Gabas Onodera; banca de avaliação de projetos desenvolvidos no curso de Formação Continuada de Inovação Tecnológica; e pelo Projeto Caminhos do Empreendedorismo, com a palestra "Gestão de negócios inovadores", ambas coordenadas pela Profª Drª Andréia de Alcantara Cerizza.
No encerramento, foi realizado um Sarau lítero-musical, organizado pelo professor Antônio Luceni, com flauta, tocada pelo servidor Edvan Ferreira, valorizando composições clássicas; poesias recitadas pelos servidores e alunos, de poetas consagrados tais como Carlos Drummond de Andrade, Manuel de Barros, João Cabral de Melo Neto, Fernando Pessoa e Bertolt Brecht; e dois esquetes, organizados pelo professor Caio Cesar e executados pelos alunos do ensino médio. Os esquetes foram desenvolvidos a partir das obras Auto da Barca do Inferno e Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente (dramaturgo e poeta português do século XVI).
Parabéns aos servidores, alunos e parceiros envolvidos!

2.jpg 3.jpg 4.jpg 5.jpg