Página inicial > Informativos > Docente da Lic. em Física defende tese de doutorado

Docente da Lic. em Física defende tese de doutorado

Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 15h16 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 17h29 | Acessos: 2098

Na última sexta-feira, dia 28 de abril, o professor Allan Victor Ribeiro, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP campus Birigui, defendeu sua tese de doutorado intitulada "Cálculo de Funções de Wannier para Nanomateriais: cumuleno e grafeno". O trabalho foi realizado sob orientação do Prof. Dr. Alexys Bruno Alfonso e vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências dos Materiais (POSMAT) da Unesp - Bauru/SP. Neste trabalho foram desenvolvidos cálculos de estrutura eletrônica e funções de Wannier aplicada em nanomateriais, com enfoque em sistemas nanométricos uni (cumuleno) e bidimensionais (grafeno). A tese traz contribuições importantes em aspectos relacionados a utilização do método tight binding e Teoria do Funcional da Densidade (DFT) no cálculo das funções de Wannier nos nanomateriais investigados.

A banca examinadora foi composta pelos professores Jeverson Teodoro Arantes Junior (UFABC), Augusto Batagin Neto (UNESP), Andre Luiz Malvezzi (UNESP), Julio Ricardo Sambrano (UNESP) e Alexys Bruno Alfonso (UNESP).

O docente ressalta a importância da UNESP em sua trajetória profissional, onde iniciou-se seus estudos no ano de 1998, ingressando no curso técnico de eletrônica no Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán" vinculado à Faculdade de Engenharia da UNESP/Bauru. Subsequentemente ingressou no de Licenciatura em Física (2003-2006), mestrado (2008-2010) e doutorado (2013-2017). Concomitantemente atuou como técnico nos laboratórios de ensino e pesquisa do Departamento de Física e também como professor substituto junto ao Departamento de Matemática.

O docente destaca que, com a conclusão do doutorado, encerra-se um ciclo de quase vinte anos de vivências e aprendizado junto a universidade sob o viés de estudante e servidor. Neste ciclo, foram aproximadamente doze anos destinados ao desenvolvendo de atividades de pesquisa compreendendo a iniciação científica, mestrado e doutorado, todas sob a orientação do professor Alexys Bruno Alfonso. Ressalta ainda que tais vivências corroboraram em estabelecer referencias sólidas do ponto de vista acadêmico e humano, trazendo assim ricas contribuições para a sua formação profissional, científica e pessoal. O professor aponta que a interação com a universidade continuará de forma profícua e mais acentuada, no que se refere as parcerias e colaborações estabelecidas ao longo de todos estes anos.

Atualmente o docente coordena o curso de Licenciatura em Física do IFSP campus Birigui e o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia - LIFENANO/IFSP. Na área de ensino de física atua na formação de educadores e coordena o sub-projeto PIBID/Física do IFSP campus Birigui atuando no desenvolvimento de estratégias interdisciplinares voltadas a inserção de tópicos de Nanociência e Nanotecnologia e Física Moderna na educação básica.

Defesa-10.jpg Defesa-11.jpg Defesa-12.jpg Defesa-2.jpg Defesa-3.jpg Defesa-4.jpg Defesa-5.jpg Defesa-6.jpg Defesa-7.jpg Defesa-8.jpg Defesa-9.jpg