Conferência Internacional de Educação Matemática no IFSP
No dia 5 de junho aconteceu no IFSP – Câmpus Birigui a I Conferência Internacional de Educação Matemática. O evento desenvolvido pelo Grupo Colaborativo De Educação Matemática, alunos do curso de Licenciatura em Matemática e professores dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, contou com a ilustre presença das conferencistas portuguesas Susana Carreira e Nélia Amado, da Universidade do Algarve e Universidade de Lisboa, Portugal.
A abertura do evento foi realizada com a presença do diretor geral em exercício, Marcos Roberto Ruybal Bica, do coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Régis Leandro Braguim Stábile, da secretária da educação do município de Birigui, Aurea Esteves Serra, da dirigente de ensino estadual, Gilda Almeida Soares Reame e da professora mediadora do evento, Zionice Garbeline Martos Rodrigues.
A conferência aconteceu em dois momentos. O primeiro teve início às 14 horas e participaram os alunos dos cursos integrado ao Ensino Médio, da Engenharia da Computação, do cursinho popular Hannah Arendt, docentes e comunidade. O segundo foi realizado no período noturno, às 19 horas, com alunos e servidores.
A conferência teve início com diversos agradecimentos, tanto aos organizadores do evento como aos espectadores. As conferencistas começaram a apresentação com informações sobre Portugal e a Universidade do Algarve, onde atuam, destacando aspectos culturais e estruturais.
Com o tema “Desafios matemáticos: do papel e lápis para a tecnologia” Susana e Nélia disponibilizaram problemas para que os participantes resolvessem sem uso de métodos específicos. Posteriormente, alguns dos participantes expuseram seus próprios métodos de resolução. Após a apresentação dos métodos, as conferencistas compartilharam algumas resoluções elaboradas por alunos portugueses utilizando softwares, como Excel e GeoGebra.
De uma forma descontraída e explicativa Susana e Nélia evidenciaram que diversos métodos de raciocínio podem ser empregados na resolução de problemas matemáticos.
Redes Sociais