Página inicial > Informativos > Coordenador da Lic. em Física realiza visita a Universidad del Valle na Colômbia

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 11h19 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2017, 11h21 | Acessos: 956

Entre os dias 04 e 05/09/2017 o Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, coordenador da Licenciatura em Física do IFSP campus Birigui, realizou uma visita técnica aos laboratórios de ensino e pesquisa da Universidad del Valle, sediada em Cali na Colômbia. Na oportunidade foram realizadas atividades de pesquisa e intercambio de ações e projetos de interesse do IFSP em temas relacionados a difusão e formação da nanociência e nanotecnologia em diferentes níveis e modalidades de ensino. As atividades foram coordenadas pelo Prof. Dr. Nelson Porras Montenegro, docente e importante pesquisador do Departamento de Física da Universidad del Valle.
Na oportunidade também foram apresentadas, por meio de uma palestra realizada no Colóquio do Depto. de Física, as atividades realizadas no IFSP campus de Birigui e vinculadas ao curso de Licenciatura em Física. A palestra deu enfoque ao desenvolvimento de pesquisas na área de tecnologia educacional bem como ações relacionadas a formação inicial dos licenciandos na temática referente a divulgação e formação em Nanociência e Nanotecnologia. A participação também visou dar maior visibilidade das ações desenvolvidas no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia (LIFENANO) do IFSP Câmpus Birigui.
O professor Ribeiro destaca a importância da participação de atividades dessa natureza, pois possibilita a consolidação de novas parcerias e corrobora para a projeção do IFSP em um cenário internacional, além de fomentar e incentivar, por meio da divulgação das ações, a colaboração entre pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa
Internacionalização do Projeto LIFENano/IFSP
Apresentado a comunidade internacional pelo Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, por meio de, uma palestra realizada no mês de Março/2015 no Colégio Oficial de Físicos da Espanha (COFIS) sediado em Madrid, o projeto LIFENano/IFSP, devido ao seu caráter inovador foi convidado a integrar a Red NanoDyF (www.nanodyf.org). Atualmente a Red NanoDyF conta com grupos colaborativos de 23 países da Iberoamérica e EUA, que desenvolvem propostas de divulgação e formação dentro da temática da nanociência e nanotecnologia. Neste contexto a coordenação do projeto LIFENano atualmente esta a frente, em parceria com a Universidad de Barcelona, pelo grupo de trabalho voltado a Formación en Nanotecnología en Educación Secundaria.
Cabe ressaltar que desde 2014 diversas ações vem sendo realizadas no sentido de divulgar e prospectar as ações do projeto para a comunidade internacional, dentre estas estão: palestras e apresentações em congressos internacionais, publicações em periódicos e visitas técnicas.