Página inicial > Informativos > IFSP Birigui vence o 1º Concurso de Educação para o Trânsito

IFSP Birigui vence o 1º Concurso de Educação para o Trânsito

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 18h07 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 16h48 | Acessos: 2113

IFSP Câmpus Birigui vence o 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito promovido pelo Deptrans de Birigui

Os alunos do segundo ano dos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio (Administração e Informática) do IFSP - câmpus Birigui – Eduarda Jordana Gomes de Lima Ribeiro Batista, Glawber Leandro Moya da Silva e Giovanna Marchioli Kitamura venceram o 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito promovido pelo Departamento Municipal de Trânsito e Serviços (Deptrans) de Birigui com a maquete “Cidade Segura”.

Os trabalhos foram analisados por uma comissão formada por representantes do Deptrans, Secretarias de Segurança Pública e Educação, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Sisep, Contran e Detran-SP.

A escolha da maquete vencedora e entrega da premiação ocorreu no dia 25 de outubro passado no Paço da Prefeitura Municipal. Com o tema “O Trânsito é de Todos”, o concurso foi destinado aos alunos do ensino médio das escolas do município e objetivou promover e sensibilizar para a segurança e respeito no trânsito por meio dos trabalhos realizados pelos alunos, buscando difusão de ações pró-ativas em relação à Educação para o Trânsito.

O prefeito Cristiano Salmeirão agradeceu a participação de todas as escolas no concurso, parabenizou os estudantes pela qualidade das maquetes produzidas e fez a entrega das premiações. Os alunos do IFSP – câmpus Birigui – ganharam um tablet cada. A diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio, explicou que o principal objetivo do concurso foi conscientizar os adolescentes sobre a importância do trânsito seguro antes de se tornarem motoristas.

Os alunos, sob orientação da professora Tania Bonfim e colaboração de outros colegas e professores, estruturaram uma maquete simulando um cruzamento de avenidas. Para tanto, foram idealizados semáforos de 3 tempos utilizando sistema arduíno para controle do tempo livre de passagem de pedestres e automóveis/motocicletas. Ciclofaixas foram pensadas em todas as vias e cruzamento. A travessia elevada foi utilizada juntamente com um semáforo sonoro. A estrutura das sinalizações vertical e horizontal foi confeccionada com o máximo de materiais recicláveis. As vias públicas também foram destaque na maquete, como a calçada alargada com piso tátil que privilegia a segurança e mobilidade do pedestre e o parque com pista de caminhada e bicicletário.

Para o Diretor Adjunto Educacional, professor Marcos Roberto Ruybal Bica, “a iniciativa foi muito interessante e produtiva, pois trouxe ações de transdisciplinaridade que é um dos modelos de educação do futuro. Durante a idealização e construção da maquete, os alunos buscaram informações com diversos professores, sendo em sua maioria, os que não convivem diariamente; e a busca não foi apenas pelo conhecimento que pudesse trazer facilidade na construção, também foram atentos às “dicas” de segurança que pudessem utilizar e principalmente levar para a sua formação com cidadão e pessoas integrantes do sistema de trânsito das cidades”.

Para os estudantes, o projeto retrata a possibilidade de um trânsito seguro para todos, com suas vias, cruzamentos, sinalizações, acessibilidades e funcionalidades. Para a aluna Eduarda Jordana Gomes de Lima Ribeiro Batista do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, “a produção da maquete foi muito interessante pois ajudou na conscientização dos alunos em relação às regulamentações de trânsito que propiciam uma cidade mais segura. A atenção no trânsito cabe tanto aos pedestres nas travessias quanto aos carros, motocicletas e bicicletas que percorrem as vias e ciclovias”.