VIII Seminário temático: literatura para vestibular, com análise da obra Iracema
VIII Seminário Literário: Iracema
Na última quinta-feira (23/11) foi realizado o VIII Seminário temático: literatura para vestibular, com análise da obra Iracema, de José de Alencar.
O evento contou com a participação de professores, demais servidores e alunos do Cursinho Popular “Hannah Arendt” e dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP, câmpus Birigui.
A discussão foi mediada pelo professor Caio Cesar Pinto Santana (IFSP) e conduzida pelos alunos dos segundos anos dos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio. Participaram da discussão os alunos Mateus Nogara Stábile, Gabriela Vitória Castioni (técnico em administração) e Eduarda Jordana Batista (técnico em informática).
Inicialmente, os alunos fizeram uma contextualização histórica em que ocorre o período literário Romantismo no Brasil, passando pelas gerações românticas, as principais obras e autores do período, tanto na poesia quanto na prosa. Após a contextualização histórica e conhecida as características dos textos produzidos no período, iniciou-se a análise da narrativa de Iracema.
A narrativa estrutura-se em torno da história do amor de Martim por Iracema. A relação entre os dois significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. No decorrer do enredo, percebe-se claramente uma referência à submissão do indígena ao colonizador português.
Ao término da análise da obra, os presentes puderam concluir, também, que seu enredo é repleto de aventuras e peripécias, bem ao gosto do Romantismo, escola literária da qual José de Alencar é um dos maiores expoentes no Brasil.
Os Seminários Literários continuam e o IX seminário será realizado no dia 30/11 com análise da obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, que será conduzido pela professora Marileide Andrade de Jesus Rocha (IFSP).
Redes Sociais