Página inicial > Informativos > Encerramento Seminários temáticos: literatura para vestibular

Encerramento Seminários temáticos: literatura para vestibular

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 11h55 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 14h45 | Acessos: 1110

O evento Seminários temáticos: literatura para vestibular foi encerrado na última quinta-feira (30/11) com análise da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
O encerramento contou com a participação de professores, demais servidores e alunos do Cursinho Popular “Hannah Arendt” e dos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio do IFSP, câmpus Birigui.
O IX seminário foi conduzido pela professora Marileide Andrade de Jesus Rocha (IFSP). A discussão teve início a partir de uma contextualização literária da obra, com a abordagem de diversas áreas do conhecimento, como história, geografia, arte, biologia, filosofia e sociologia. A professora conduziu o seminário elencando os aspectos relevantes da obra e relacionando-os ao contexto atual, no qual é possível perceber a existência de tantas “vidas secas”, secas por necessidades diversas e, dentre elas, a educação, considerada “plano de fundo” da obra.
Os Seminários temáticos: literatura para vestibular foram organizados pelo Cursinho Popular “Hannah Arendt” em colaboração com a Coordenadoria de Extensão do IFSP – Birigui. O evento foi desenvolvido no período de junho à dezembro, em nove encontros, sendo estes: Claro enigma (Carlos Drummond de Andrade), conduzido pelo professor Tito Damazo (Unitoledo); A cidade e as serras (Eça de Queirós), trabalhado por Antonio Luceni (IFSP); Memórias póstumas de Brás Cubas, com o professor Luiz Gustavo Teixeira (IFSP); Mayombe (Pepetela), por Joyce Helena F. Santos (IFSP); O cortiço (Aluísio Azevedo), abordado pela professora Maira Pincerato Andózia (IFSP); Sagarana (José Guimarães Rosa), com Anderson Gustavo Lahr (IFSP); Capitães da Areia (Jorge Amado), pela professora Marly Aparecida Garcia Souto (AAL); Iracema (José de Alencar), conduzido pelo professor Caio César Pinto Santana (IFSP) e por alunos dos técnicos integrado ao Ensino Médio; Vidas secas (Guimarães Rosa), com a professora Marileide Andrade de Jesus Rocha (IFSP).
O Cursinho Popular “Hannah Arendt” agradece a colaboração dos palestrantes e a participação dos alunos e servidores nos Seminários temáticos: literatura para vestibular, certamente uma excelente contribuição para uma formação humana.

a-1.png a-2.png a-3.png a-4.png