Página inicial > Informativos > Docente do IFSP ministra curso de Física teórica no exterior

Docente do IFSP ministra curso de Física teórica no exterior

Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2018, 15h08 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2018, 15h08 | Acessos: 1108

Entre os dias 11 a 20 de novembro de 2017, o Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro da área de Física do IFSP campus Birigui ministrou o curso “Teoría del Funcional de la Densidad y Funciones de Wannier aplicado a nanomateriales" na Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC), na cidade de Tunja, Colombia.

Como parte das atividades também foi proferida a conferencia titulada “Funciones de Wannier y sus propiedades en la investigación de sistemas de baja dimensionlidad: Grafeno y Cumuleno” para os alunos de graduação e pós-graduação da UPTC.

Neste período foram realizadas visitas técnicas aos Grupos de Investigación de Física de Materiales y Química-Física Molecular y Modelamiento computacional-QUIMOL e a Espaços de Aprendizagem Ativa localizados na Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia na cidade de Sogamoso.

O convite da visita foi realizado pela Profa Dra Judith Helena Ojeda Silva diretora da grupo de Química e Física Computacional da UPTC e coordenadora do mestrado e doutorado em Ciências-Físicas. Na ocasião foi estebelecida uma agenda de colaboração internacional entre os grupos de pesquisa de Síntese, Caracterização e Modelagem de Materiais (SCAM-IFSP) liderado pelo professor Ribeiro e o grupo QUIMOL-UPTC.

Pesquisador na área de materiais e física da matéria condensada, o Prof. Ribeiro aponta a importância de se fomentar a interação e internacionalização das ações dos grupos de pesquisa do IFSP com a comunidade internacional, destacando que tais ações corroboram para a projeção do IFSP na comunidade internacional, além de fomentar e incentivar, por meio da divulgação, a colaboração entre pesquisadores do IFSP e outras instituições de ensino e pesquisa.