Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Informativos > Projeto Shoes e a Educação Matemática: Palestra do PROF. ME. MARCO AURÉLIO BARBOSA DE SOUZA.
Início do conteúdo da página

Projeto Shoes e a Educação Matemática: Palestra do PROF. ME. MARCO AURÉLIO BARBOSA DE SOUZA.

Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 18h42 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 18h50 | Acessos: 872

 

Projeto Shoes e a Educação Matemática: Palestra do PROF. ME. MARCO AURÉLIO BARBOSA DE SOUZA.

 

      No dia 5 de abril de 2021, ocorreu a palestra do Prof. Me. Em Economia Marco Aurélio Barbosa de Souza durante o horário de aula da disciplina de Prática de Ensino da Matemática III, ministrada pela Profa. Dra. Zionice Garbelini Martos Rodrigues. O economista é o autor do projeto que deu vida ao Museu Virtual do Calçado de Birigui, em parceria com a SINBI (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui). O Museu Virtual conta com um acervo de documentos, fotos e dados das empresas calçadistas da cidade desde a década de 40 a 2010 e pode ser acessado pelo link: http://museubirigui.com.br/. A aproximação com o tema se deu graças à parceria estabelecida com a Profa. Dra. Helen de Freitas, a qual nos passou o contato do referido professor. Além disso, a Profa. Dra. Zionice agradece as inúmeras contribuições da professora Helen de Freitas para o projeto “Shoes e Educação Matemática” que vem sendo desenvolvido desde 2020, como fruto de um projeto maior de nome Projeto Maker.

      A Profa. Dra. Zionice convidou o economista para que ele pudesse contar um pouco sobre a história da indústria calçadista de Birigui, visto que em sua disciplina de Práticas de Ensino de Matemática III a professora trabalha com a Aprendizagem Baseada em Projetos, tendo como pano de fundo a Matemática por trás da produção dos calçados. Marco Aurélio, que afirmara que sempre teve a intenção de estudar a história da economia de Birigui, trouxe informações e dados históricos a respeito da produção industrial de calçados da cidade, conseguidos por ele após um árduo trabalho de procura em bibliotecas e indústrias de Birigui e de outras cidades. O economista realizou um histórico da indústria calçadista, desde 1958 – ano de fundação da primeira fábrica de calçados da cidade – até os dias de hoje, perpassando por datas e décadas marcantes para a indústria biriguiense, como a década de 60 com o grande crescimento no número de indústrias calçadistas da cidade, a década de 70 em que as indústrias locais começaram a exportação para outros países como Estados Unidos e Canadá e o ano de 1971 em que Birigui recebera o título de Capital do Sapato Infantil. Marco Aurélio ainda destacou os tempos de crise sofridos pela indústria local, como na década de 90 em que várias empresas fecharam as portas devido ao plano econômico implementado na época, e na década de 2010, cuja crise culminou na queda de produção e no encolhimento do parque industrial calçadista da cidade.

      Por fim, o economista apresentou seu projeto recente, o Observatório de Inteligência Econômica de Birigui, onde estão catalogados dados de pesquisas e estudos referentes a economia local, que podem ser utilizados para acompanhar a evolução da economia da cidade de Birigui, colaborando para que sejam desenvolvidas políticas públicas que visam o desenvolvimento da indústria calçadista, bem como a geração de empregos e renda da população da cidade. E assim, o Prof. Me. Economista Marco Aurélio Barbosa de Souza, por meio de sua palestra sobre a história da produção calçadista da cidade, nos mostrou que de fato somos história dos pés à cabeça, como afirma a Licencianda em Matemática do IFSP Birigui, Maria Eduarda Miranda Dugois.

registrado em:
Fim do conteúdo da página