Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Informativos > Lançamento do Projeto Mulheres Empreendedoras ocorrerá no Dia Internacional da Mulher
Início do conteúdo da página

Lançamento do Projeto Mulheres Empreendedoras ocorrerá no Dia Internacional da Mulher

Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 17h03 | Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2022, 17h21 | Acessos: 1072

Será lançado amanhã, no dia 08 de março – Dia internacional da Mulher, o Projeto Mulheres Empreendedoras LabSol Instituto Federal de São Paulo - IFSP Câmpus Birigui, em parceria com a Prefeitura Municipal de Birigui (Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico). O projeto é voltado ao empoderamento feminino, pela temática do empreendedorismo, vislumbrando a geração de emprego e renda, compondo atividades de pesquisa, ensino e extensão.

No âmbito do IFSP, a Coordenadora do projeto é a Profa Dra Andréia de Alcantara Cerizza, e a Coordenadora da Equipe Técnica da Prefeitura Municipal de Birigui é a Secretária de Assistência Social Sra. Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

Será realizada uma pesquisa sobre mulheres empreendedoras e um mapeamento do entorno, sobre empreendimentos femininos nos bairros. Outra proposta do projeto são as ações formativas - ações em sala de aula em cursos regulares e cursos de extensão; e letramento científico.

O projeto está em consonância com o Objetivo 5, que prima pela igualdade de gênero, e faz parte dos 17 ODS/ONU. O objetivo 5 preconiza - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

O projeto também destaca e valorizará em suas ações outras iniciativas da ONU – Ano Internacional do Vidro, da UNESCO - Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, e da International Womens Day - IWD #BreakTheBias (Quebre o preconceito), para 2022.

Somente na região norte da cidade, segundo o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, é possível atender 14 bairros próximos ao Câmpus, e que possuem vulnerabilidades socioeconômicas.

O empreendedorismo feminino valorizado no projeto condiz com a questão comportamental, e a partir das necessidades de formação para a construção de uma carreira desejada pela mulher, seja como funcionária de carreira, profissional liberal, freelancer ou empresária.

As ações formativas, bem como a pesquisa, terão início no mês de março e ocorrerão até dezembro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página