Página inicial > O que é? > Informativos > Mesa redonda Pensar em Movimento: propuesta metodológica de enseñanza-aprendizaje de las ciencias exactas

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 18h11 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 09h04 | Acessos: 856

O Campus Birigui - IFSP tem o prazer de convidá-lo/a para participar do evento acadêmico "Pensar en Movimiento: propuesta metodológica de enseñanza-aprendizaje de las ciencias exactas", que será apresentado pelo renomado professor argentino José Tasat, UNTREF Argentina, com a participação virtual do Professor Daniel Badagnani, da Universidad  Nacional de la Tierra del Fuego – UNTDF.
A mesa redonda, que será realizado no dia 14 de março, às 19h, tem como objetivo apresentar a Proposta metodológica de ensino e aprendizagem de ciências exatas criada pelo professor Daniel Badagnani, com a interlocução do professor José Tasat, que tem como referência filosófica e educacional do pensamento do filósofo portenho Rodolfo Kusch. A proposta do caminha na valorização e fortalecimento dos autores e pensadores/as latino-americanos, trazendo para o ensino das ciências exatas uma abordagem que considera a realidade e o contexto cultural da região.
O evento é gratuito e aberto ao público, e contará com a presença de estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados no tema. As inscrições devem ser realizadas pelo site [URL do site de inscrição].
Tasat tem trabalhado na implementação de abordagens interculturais na educação, promovendo a valorização da cultura e das tradições dos diferentes grupos sociais, por meio de uma abordagem sustenta que a educação intercultural é uma ferramenta poderosa para combater a discriminação e a exclusão social, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Além de seu trabalho como professor e pesquisador na área de educação intercultural, Tasat é autor de vários artigos e livros sobre o tema. Sua contribuição para a educação intercultural tem sido amplamente reconhecida e  sua abordagem metodológica de ensino tem sido aplicada em escolas e universidades de vários países. Dentre suas obras, destacamos "Pensar en movimiento: aportes a la práctica docente desde pensadores americanos", “La educación negada: aportes desde un pensamiento americano”, “Arte, estética, literatura y teatro en Rodolfo Kusch".

Destacamos que a promoção dessa mesa redonda é fruto de parceria acadêmica com a UNESP – Marília que, por meio do Professor Alonso Bezerra de Carvalho (GEPEES/UNESP/IFSP), trouxe o professor Tarat para uma série de atividades no Brasil, entre elas, a aula inaugural do Programa de Pós Graduação em Educação, campus Marília, oferta de disciplina e uma série de reuniões com pesquisadores/as. Em nosso câmpus, a realização do evento será possível devido a parceria entre o professor Genivaldo de Souza Santos e os cursos de Licenciatura em Física e Matemática.

Informações do evento:

Local: Auditório do IFSP - Câmpus Birigui