Página inicial > Processos Seletivos - Técnicos e Integrado > Informativos > A Revista "Bolema (Boletim de Educação Matemática)" publicou um artigo resultante do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática, realizado pela ex-aluna Maria Eduarda Miranda Dugois, no câmpus Birigui.

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h31 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h36 | Acessos: 318

Essa publicação é classificada como Qualis A1 na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Capes.

Maria Eduarda Miranda Dugois, agora ex-aluna, em colaboração com a professora Dra. Tássia Ferreira Tártaro, docente do curso de Licenciatura em Matemática no câmpus Birigui, e a professora Dra. Michela Tuchapesk da Silva, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, desenvolveram o artigo intitulado "Poderia Me Dizer que Caminho do Ensino da Matemática Devo Tomar?". Este artigo é uma elaboração baseada no trabalho de conclusão do curso "AVENTURAS DE UMA CARTÓGRAFA: o que acontece em uma aula de matemática?" realizado no curso de Licenciatura em Matemática do câmpus Birigui.

O artigo problematiza o conceito de vontade de normalidade, regras, regimentos a partir das conexões com a Filosofia da Diferença, evidenciando linhas de força e subjetivações em aulas de Matemática do programa Residência Pedagógica junto às turmas de 3º ano do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal e de uma escola estadual. Assim, fazendo conexões com a obra “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, constrói mapas que mobilizam ideias outras no ensino de Matemática, que possibilitam a afirmação do acontecimento enquanto potência de diferenciação do sujeito em uma aula de Matemática.

Link para o artigo: https://www.scielo.br/j/bolema/a/BGc7njLMTDY4Fwccd9gC86j/?lang=pt#

Imagem_do_WhatsApp_de_2023-12-11_s_122839_2d64fc0b.jpg