Página inicial > Processos Seletivos - Técnicos e Integrado > Informativos > Labsol Mulheres Empreendedoras 2023 - Formatura das alunas do projeto

Labsol Mulheres Empreendedoras 2023 - Formatura das alunas do projeto

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 21h11 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 21h13 | Acessos: 324

No dia 6 de dezembro ocorreu a formatura das alunas do Projeto LabSol Mulheres Empreendedoras – Formando Mulheres na perspectiva da sustentabilidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Birigui, a Secretaria de Assistência Social, o SEBRAE, a ACIB, a ITB Equipamentos e o Instituto AmarElo, sob a coordenação da Profª Andréia de Alcantara Cerizza.

O LabSol - Laboratório de Empreendimentos Econômicos é um Lab híbrido (presencial e remoto), embasado na Agenda 2030/ONU. O projeto LabSol Mulheres Empreendedoras tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino nos 14 bairros do entorno do campus Birigui. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS relacionados ao projeto foram: ODS 1 Erradicação da pobreza; ODS 3 Saúde e Bem-estar; ODS 4. Educação de qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 10 - Redução das Desigualdades; ODS 12 - Consumo e Produção Sustentáveis e o ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.

A abertura contou com as boas-vindas do Diretor Geral Profº Edmar César Gomes da Silva, que compôs a mesa, juntamente com a Srª Juliana Cristina Barbosa Cazaça – representando a Diretoria de Equidade e Ações Comunitárias da Pró-reitora de Extensão do IFSP; o Srº. Nilvaldo Albani – Secretário de Desenvolvimento Econômico, no ato representando o Prefeito Municipal de Birigui - Srº Leandro Maffeis Milani, a Srª Silvana Caetano Gomes Leal Milani – Secretária de Assistência Social de Birigui; a Srª Josi Mendes, Gestora da Associação Comercial e Industrial de Birigui – ACIB, no ato representando o Srº Danilo Vendrame – Presidente da Associação, a Srª Andréia Reali de Oliveira – Presidente do Instituto AmarElo, o Srº Eliel Robson – Assistente Social da ITB Equipamentos e a Srª Silvia Mestriner – Diretora Executiva do SINBI. Estiveram presentes a Srª Neide Bizarria dos Santos, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDA, Carolina Abiko Ignez – Secretaria Adjunta da Secretaria de Assistência Social de Birigui e Clarissa Teixeira, da ACIB, egressa dos cursos - Técnico em Administração noturno e Tecnologia em Sistemas para Internet – TSI.

O Programa Mulheres do IFSP foi criado em 2016 pela Pró-reitoria de Extensão (PRX) com o objetivo de oferecer qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Todos os projetos vinculados ao programa são propostos considerando a região de cada campus, a demanda por qualificação e os arranjos produtivos locais (APL). A Profª Andréia destaca que “numa articulação entre os servidores e comunidade que participaram ativamente do projeto, foi oferecido às alunas um curso de 160 horas. O projeto contemplou também palestras sobre Direitos da Mulher e Lei Maria da Penha e minicurso em Inclusão Digital. Para tanto, contamos com Coordenadoria de Extensão, a Coordenadoria Sócio pedagógica, servidores e todos os parceiros”.

Na ocasião, Andréia agradeceu os servidores João Paulo Crivellaro de Menezes – Coordenador de Extensão, Adeline Maria Borges Branco Gomes Michele Oliveira – do Sócio pedagógico, as Professoras Lidiane Longo, Lucilene Estavare da Silva, Joyce Ferreira dos Santos, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Thais Castilho, Tatiane Ap. da Silva, Elisandra Pereira, Maiara de Oliveira Santos e os Professores Genivaldo de Souza Santos, Renato Kendy Hidaka e Fábio Ferreira dos Santos,  que ministraram as aulas. “Muita gratidão a todos os envolvidos”.

O Pró-reitor de extensão – Profº Rafael Alves Scarazzati, por vídeo, parabenizou a Profª Andréia e todos os envolvidos, e ressaltou que as formandas são “um orgulho para a rede do IFSP”. A Sra Juliana Cristina Barbosa Cazaça – representando a Diretoria de Equidade e Ações Comunitárias da Pró-reitora de Extensão do IFSP, conferiu a formação inicial e continuada em Mulheres Empreendedoras: Formando Mulheres na perspectiva da sustentabilidade às alunas e encerrou a formatura.

A aluna do curso superior Tecnologia em Sistemas para Internet – TSI, Thaís Sampaio, foi a bolsista extensionista desta edição do curso. A Profª Andréia agradeceu o empenho da Thaís em todo o processo. A aluna participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, onde realizou apresentação do projeto em forma de comunicação oral, e participou de forma on line, do CONICT e do CONEMAC, apresentando artigos. Thaís relatou que a experiência em participar como extensionista foi um aprendizado contínuo. Para Thaís, “a convivência com as alunas me ensinou a ter motivação até nas dificuldades, estar sempre disposta a ajudar quem precisa, a levar a vida com leveza e alegria e a trabalhar em conjunto para atingir um objetivo em comum. Tenho apenas agradecimentos por ter feito parte de um projeto que não apenas ensina, mas também, motiva a continuar aprendendo”.

A aluna do curso LabSol Mulheres Empreendedoras, Luciana Viana dos Santos, representou a turma e discursou agradecendo a todos os envolvidos. A aluna Alessandra Vieira relatou que o curso foi uma experiência de renovação, em cada etapa. Segundo Alessandra, “o LabSol Mulheres Empreendedoras é literalmente um laboratório para a preparar mulheres guerreiras e empoderadas”. Já a aluna Carolina de Fátima Valadão Sônego, fez um poema intitulado LabSol Mulheres – Sonhos:

(...) Hoje vivo com a certeza

que o conhecimento

que eu adquiri

em todo esse tempo

que aprendi

irá me levar além

além do que eu podia

um dia sonhar

Mas hoje eu sonho

sonho porque vivi aqui

no Lab Sol Mulheres